Maquete Socioambiental em exposição no IO-USP

A Maquete Socioambiental do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia e Paranaguá surgiu com o projeto de Educação Ambiental voltada às comunidades com ênfase na valorização do homem do mar (IO-USP E PRCEU-USP), da Professora Elisabete de Santis Braga e equipe.

O projeto visa uma maior interação da comunidade com a base de Pesquisa “Dr. João de Paiva Carvalho” (Cananéia). A ideia da maquete surgiu para que houvesse uma maior autonomia nas visitas dessas escolas à base, onde os professores poderiam - de acordo com a faixa de idade dos alunos - desenvolver trabalhos educativos com o material disponível ali. Seu objetivo é Promover a aproximação dos educadores e dos alunos USP aos aspectos singulares do ecossistema da região de Cananéia e de sua fragilidade, abordando temas ligados à educação ambiental, com a finalidade de valorizar as comunidades tradicionais

maquete cananeia
''Maquete Socioambiental do Completo Estuarino-Lagunar de Cananeia e Paranaguá''

Com a realização do "Primeiro encontro de Atualização do Ensino de Ciências com Ênfase às Condições Ambientais e Geográficas da Região de Cananéia" na Base de Pesquisa do Instituto Oceanográfico, com início em 18 de fevereiro e término em outubro de 2013, onde participaram cerca de 31 professores e 13 escolas de todos os níveis da Escola Básica, foram escolhidos os temas à serem abordados pelos professores. São eles Reciclagem, preservação ambiental, código florestal, Áreas de Proteção Ambiental, Agenda 21, Mudanças Climáticas, poluição marinha e a situação da pesca.

A maquete de 4x1m em relevo, conta com sinalização através de lâmpadas de led das reservas, bases de pesquisa, portos e demais outras localidades, é também representativa das áreas de água e vegetação. A montagem se deu com bolsistas da Faculdade de Geografia da FFLCH-USP. Houve colaboração do Setor de Manutenção do IO-USP, de alunos da Faculdade de Arquitetura (FAU-USP), do Laboratório de Instrumentação Oceanográfica e diversas outras pessoas capacitadas, no intuito de tornar o projeto dinâmico e multidisciplinar, fazendo com que a sua montagem fosse colaborativa.

De acordo com a Prof. Elisabete de Santis Braga, do IO-USP, o projeto constitui uma gama de possíveis trabalhos muito grande para a comunidade de Cananéia e até mesmo alunos do Instituto Oceanográfico:''Professores podem trabalhar com todas as idades, desenvolvendo atividades que envolvam localização das áreas de preservação (APA's), estudo do relevo e vegetação, transporte e fluxo da água, dentre outras. Pode também ser utilizada em aulas de campo na graduação do IO por professores e alunos, expondo a área de estudo em que serão realizados os trabalhos na base.''

A Maquete estará em exibição no saguão de entrada do Instituto Oceanográfico até o dia 7 de fevereiro e posteriormente será levada até Cananéia, onde permanecerá à disposição de visitas e será utilizada para treinamento com professores das escolas que irão participar do projeto.