Aniversário do N.Oc Alpha Crucis

O Instituto Oceanográfico comemora hoje o primeiro aniversário do navio oceanográfico "ALPHA CRUCIS".

Seu nascimento formalizou-se em singela Cerimônia de Incorporação, que teve lugar no porto de Seattle, EUA, às 16 horas locais do dia 26 de março de 2012. Já em 29 de março o navio empreendeu sua primeira singradura, para o porto de Santos, concluída em 13 de maio. Os requisitos básicos que nortearam a aquisição do navio foram corroborados durante essa singradura, transcorrida sem problemas - de ordem operacional ou logística. A Expedição Interoceanos foi conduzida ao longo da referida singradura, havendo sido testados os equipamentos orgânicos de pesquisa e realizada a primeira estação oceanográfica do navio, em águas jurisdicionais brasileiras, ao largo da foz do rio Amazonas.

Seguiram-se mais seis cruzeiros oceanográficos, que atenderam aos seguintes Projetos: CARBOM (três cruzeiros), ATLAS-B, SAMOC-I e NAP/GEOSEDEX-I. Nesses cruzeiros foi possível comprovar a capacidade de atuação multidisciplinar do navio na pesquisa oceanográfica, fazendo uso dos mais modernos sistemas e equipamentos de aquisição/coleta de dados. Esses esforços materializam-se em 68 estações oceanográficas, realizadas em 87 dias de mar e ao longo de 13.634 milhas navegadas, constituindo uma relevante amostra do muito que o ALPHA CRUCIS legará à oceanografia brasileira.

Texto de autoria do comandante Rezende do N.Oc. Alpha Crucis

acrucis