Prof. Edmo Campos, o IO na ABC

__São Paulo - 20/05/2013__

Nos dias 6, 7 e 8 de maio, aconteceu a reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), onde o professor Edmo José Dias Campos, do IO-USP, tomou posse como Membro Titular da área de Ciências da Terra.

O professor concedeu uma entrevista à nossa equipe, comentando sobre sua nomeação:

__Como acontece a seleção para a ABC?__

''Prof. Edmo - '' A Academia Brasileira de Ciências é como a Academia Brasileira de Letras. As pessoas mais destacadas em determinadas áreas são eleitas para adentrar ao conjunto de membros. Cada uma das áreas da ciência tem um certo número de membros, e no ano passado, eu e o Prof. Marcondes Lima da Costa, fomos escolhidos para a área de Ciências da Terra.

__E você foi o primeiro do IO?__

''Prof. Edmo - ''Que eu saiba, o primeiro do IO e talvez da Oceanografia.

__Quais benefícios sua participação na ABC pode trazer? Tanto para o Instituto Oceanográfico, quanto para sua carreira profissional?__

''Prof. Edmo - ''Para mim é um reconhecimento. O produto da obra de uma vida. É importante porque uma vez dentro da academia, você tem um pouco mais de condições de ser ouvido e/ou participar de decisões. A academia tem posições que ela apoia ou toma, e normalmente quando os membros fazem algum tipo de reivindicação ou tomam alguma posição, a academia costuma se posicionar a favor. Então, para a Oceanografia é muito bom, pois nunca houve um membro da comunidade Oceanográfica de fato conjunto de membros. Isso é ótimo, agora temos um canal maior para fazer com que as nossas reivindicações sejam ouvidas.

!!!Sobre a Reunião Magna

Este ano, o tema escolhido é Desenvolvimento Científico-Tecnológico: Rumo a Novos Patamares.

Integraram o evento da cerimônia de posse dos novos Acadêmicos, palestras e debates com destacados cientistas brasileiros, conferências proferidas por um vencedor da Medalha Fields e três Prêmios Nobel, a diplomação dos membros afiliados da ABC do Rio de Janeiro (2013-2017) e uma apresentação de pôsteres de jovens cientistas da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, especificamente da região da América Latina e Caribe (TWAS-ROLAC)

Originalmente pensada para ser um momento de confraternização entre os Acadêmicos e de celebração do ingresso de novos membros, nos últimos anos a Reunião Magna também se tornou uma ocasião de debates abrangentes e multidisciplinares. Combinando palestras de pesquisadores seniores com apresentações de jovens pesquisadores que vêm se destacando nas diversas áreas da ciência.

Fonte: [http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=2607|ABC]