Homenagem ao Almirante Franco

Nosso Caríssimo Hidrógrafo Vice-__Almirante Alberto dos Santos Franco__
(5 de dezembro de 1913 (Rio de Janeiro) – 03 de maio de 2011 (São Paulo))

homenagem afranco


Em 1933 formou-se o Oficial de Marinha pela Escola Naval, da MB e em 1937 formou-se no curso de Especialização de Hidrografia e Navegação da Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.

Comandante do Navio Hidrográfico Rio Branco, entre 1948-1949 e Comandante do Navio Auxiliar José Bonifácio - em serviço hidrográfico, em 1954. Imediato da Corveta Cabedelo (1944 e Imediato do Contra-Torpedeiro Beberibe (1945).

Em 1961 passou à Contra-Almirante e em 18 de maio de 1962, durante os trabalhos da VIII Conferência Hidrográfica Internacional, em Mônaco, é eleito para o Comitê de Direção do Bureau Hidrográfico Internacional, no quinquênio 1962-67, fato que evidencia o reconhecimento internacional da Hidrografia Brasileira.

Recebeu diversas condecorações: Medalha de Campanha da Força Naval do Nordeste , Medalha Marechal Rondon - da Sociedade Brasileira de Cartografia, Medalha do Mérito Tamandaré, Medalha Ricardo Franco - da Sociedade Brasileira de Cartografia, Medalha do Mérito Naval (grau de Comendador), Medalha Martim Afonso de Souza do Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga

Em 1968/1969, de volta ao Brasil, foi Coordenador de Pesquisa Aplicada - Comissão Nacional de Atividades Espaciais – CNAE, hoje INPE.

Em 1970 foi nomeado Diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP);

Em 1974 ingressou como Assessor para Assuntos Oceanográficos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT – do Estado de São Paulo, onde atuou em outros períodos futuros, em diversos projetos. Neste instituto foram preparados os primeiros programas de computador para análise e previsão de marés no Brasil, que se encontram em uso até hoje na Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil e no Instituto Oceanográfico da USP.
Preparou a primeira edição, em inglês, do livro “Tides, fundamentals, analysis and prediction” contendo todas as técnicas desenvolvidas por ele a partir da década de 1970, cujas ideias iniciais começaram na década de 40.
Entre 1981-1991 foi Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Em 1995: Fez parte entre outros pesquisadores com liderança internacional no assunto marés, da edição do livro Tidal Hydrodynamics (Bruce R. Parker) publicado pela famosa editora Jonh Wiley and Sons;

Em 1996 lhe foi concedido o título Professor Emérito do IOUSP. Ressalta-se aqui que o Alte Franco teve uma realizada e muito bem sucedida vida acadêmica, tornando-se uma personalidade de referência nacional, com projeção internacional no assunto marés. Foi um brasileiro participante de um grupo internacional seleto que reuniu os grandes especialistas em maré, os quais eram e, ainda são muito poucos, e com quem mantinha laços estreitos. Dedicou-se com grande dedicação à investigação científica até os últimos meses que precederam seu falecimento. Publicou 73 trabalhos científicos e técnicos relacionados à maré, editados em periódicos e revistas nacionais e estrangeiros, ministrou palestras, cursos na USP e em diversas outras instituições, participou de bancas de julgamento de teses de mestrado, doutoramento e livre docência, entre outras atividades.

Em 2005 recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel (FCW) de Ciência e Cultura, no item Ciência Aplicada à Água. Nesta ocasião foi chamado do Mestre das Marés! Cabe salientar que este prêmio corresponde no Brasil ao Prêmio Nobel, no sentido de reconhecimento da obra completa.

Baseado no texto gentilmente cedido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação

Compartilhe