Veja algumas atividades realizadas no SAMOC

O Programa SAMOC (South Atlantic Meridional Overturning Circulation) é uma iniciativa internacional cujo objetivo geral é entender e observar trocas inter-oceânicas e /o transporte meridional de massa e calor através de uma seção transversal ao longo de 34.5S, no Atlântico Sul. O programa geral do SAMOC requer a observação das Correntes de Contorno, próximas ao talude continental da América do Sul e da África. Maiores informações sobre o SAMOC estão disponíveis no endereço http://www.aoml.noaa.gov/phod/SAMOC_international.

O presente cruzeiro oceanográfico é parte da contribuição brasileira, através de projeto homônimo (SAMOC), coordenado pelo Instituto Oceanográfico da USP e financiado pela FAPESP (Processo 2011/50552-4). Contou também com a colaboração dos Projetos SAM (NOAA), INCLINE (USP/NAP), INCT-Mar-COI, INCT-MC (CNPq) e SACC-CRN3 (IAI), que forneceram recursos complementares e permitiram a participação de cientistas do Laboratório Oceanográfico e Meteorológico (AOML) da National Oceanographic and Atmospheric Administration (NOAA), dos EUA, da Universidade de Buenos Aires, Argentina, da Unversidade Federal do Rio Grande (FURG) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Uma contribuição muito valiosa foi dada pela SeCIRM, através do óleo combustível utilizado no cruzeiro - ''Retirado do relatório do cruzeiro, feito pelo professor Edmo Campos, do IO-USP.''

O grupo responsável pela análise química da água, membros do Laboratório de Nutrientes, Micronutrientes e Traços no Oceano (LABNUT – IOUSP), realizou coletas de amostras de água para análise dos seguintes parâmetros, oxigênio dissolvido (OD), nutrientes (silicato, fosfato, nitrato, nitrito e N-amoniacal), clorofila, material em suspensão (MES), metais e carbono orgânico total (COT).
As amostras foram coletadas diretamente de garrafas hidrográficas tipo Niskin, em frascos próprios para cada parâmetro, na seguinte ordem: OD, nutrientes, carbono orgânico total, metais, clorofila, MES.

O vídeo abaixo demonstra algumas atividades realizadas no N.Oc Alpha-Crucis durante o cruzeiro:

{YOUTUBE(movie=HxEadFZboWI,width=>425,height=>350,quality=>high, allowFullScreen=y)}{YOUTUBE}