Curso sobre acidificação dos oceanos reúne diversos pesquisadores

“É bom trazer um curso desses para o Brasil para incentivar as pesquisas no mar”,comenta Iole Orselli, formada em Oceanografia pela USP e uma das participantes do Studying Ocean Acidification and its Effects on Marine Ecosystems (Estudo da acidificação do oceano e seus efeitos em ecossistemas marinhos).
O curso ocorreu entre os dias 3 e 7 de dezembro, na base do Instituto Oceanográfico da USP em Cananeia (SP). Pela primeira vez no Brasil, o curso teve participação de quatro palestrantes dos Estados Unidos: Andrew Dickson (SCRIPPS), Chris Langdon (Universidade de Miami), Joanie Kleypas (NCAR) e Lisa Robbins (USGS); e quinze participantes de diversas faculdades brasileiras.

O objetivo das palestras foi apresentar estudos recentes demonstrando que o aumento das concentrações de dióxido de carbono (CO2) nos oceanos apresenta riscos significativos para os organismos marinhos.

Este curso apresentou aos participantes os conceitos básicos de CO2 do sistema de química na água do mar e sua medida, bem como a forma de elaborar experimentos para medir os impactos da acidificação dos oceanos em organismos marinhos. A ênfase foi fornecer aos participantes os recursos e treinamento para dar início à própria investigação sobre a pesquisa acidificação do oceano, evitando alguns erros comuns.


''Por Eric Moraes e Joaquim Bührer''

Compartilhe