Instituto Oceanográfico completou, dia 5/12, 61 anos de incorporação à USP

__São Paulo, 05/12/2012.__

Através da Lei 1.310, publicada em 5/12/51, assinada pelo então governador Prof. Dr. Lucas Nogueira Garcez, o Instituto Paulista de Oceanografia foi incorporado à USP com o nome de Instituto Oceanográfico.

Foram momentos tensos mas essa ideia da Dra. Marta Vannucci que “já era da USP e tinha raízes profundas com a universidade”, a importância e papel chave do então reitor, o Prof. Dr. Luciano Gualberto, a visão e experiência do Prof. Wladimir Besnard e o apoio administrativo da Dona Hebe Rangel Pestana de Campos Salles e do Sr. Manoel Dias de Araújo foi feita a passagem do Instituto à Universidade de São Paulo. (Eloisa Maia, Museu e Memória IOUSP)

1951-12-05

O Professor Wladmir Besnard, na comemoração do primeiro aniversário do Instituto Oceanográfico junto à USP, discursou junto a funcionários, pesquisadores e autoridades da época sobre a importância dessa transferência para a universidade, as pesquisas brasileiras na área de oceanografia e o futuro econômico do país que, segundo ele, seria diretamente influenciado.

Sobre o futuro do IO, discursou:

''O jovem a ser admitido precisa, por isso, de um estímulo que deve ser de natureza intelectual: o interesse científico, mas que não pode deixar de ser também material. Há necessidade, portanto, da criação de um quadro definitivo com a carreira ideal especializada de, por exemplo, OCEANÓGRAFO, que dê não só esperanças, mas a certeza de melhorias e promoções. A instituição do tempo integral permite ao cientista ou ao futuro cientista, trabalhar bem, estudar, produzir sem desperdício de energia nem distração com outros encargos.''

Deu ênfase a importância do profissional oceanógrafo e a necessidade de valorização da pesquisa científica, fazendo com que o jovem que almeje a carreira se sinta atraído pelos seus atributos. (Joaquim Bührer, graduando de Oceanografia)

1947-12-31

__Pesquisa, seleção e digitação de trechos e digitalização do discurso: __Eloisa de Sousa Maia;

__Revisão ortográfica__: Rafael Varela

__Divulgação__: Joaquim Bührer

Para fazer o download do resumo do discurso, clique:
[tiki-download_file.php?fileId=2092|definitivo.pdf]