Virada Científica 2014

virada cientifica 2014Promovida pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a primeira edição da VIRADA CIENTÍFICA tem o objetivo de tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade paulista.

O evento terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro. Serão realizadas mais de 100 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças. A entrada é franca e não há restrição de idade e público.

Na Capital paulista, as atividades serão realizadas em diversas unidades da USP da Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá, no Centro Universitário Maria Antonia (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul).

Vários museus paulistanos também estarão abertos ao público com entrada franca: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico, museus do Instituto Butantan e Museu de Geociências.

Fora da Capital, três unidades da USP participarão da VIRADA CIENTÍFICA: a Escola de Engenharia de Lorena, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, ambos no interior, e o Engenho dos Erasmos, no litoral.

O Instituto Oceanográfico participará com as seguintes atividades:

Oceano Sustentável

Durante a Virada Científica, o Museu Oceanográfico recebe a exposição Oceano do Futuro (parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação), uma coleção de painéis e equipamentos interativos que discutem a Ciência Oceanografia, a pesca e a sustentabilidade dos oceanos. Também estarão expostas as mostras “Oceanografia no Brasil” e “Antártica – pesquisa em foco”, uma coletânea de fotografias científicas sobre as pesquisas do Programa Antártico Brasileiro no Polo Sul. O acervo próprio do museu expõe ainda embarcação de pesquisas, painéis e instrumentos oceanográficos, animais marinhos, esqueleto de um golfinho e de uma baleia, além de aquários com animais marinhos, com o objetivo de difundir a Ciência Oceanografia e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico na USP.

Local: Museu Oceanográfico
Horário: das 10h às 18h no dia 11 de Outubro

A Ciência por detrás da tela

Após a exibição do longa Procurando Nemo, um debate explica a ciência que existe por detrás do filme. Entre os temas que serão levantados estará a existência das correntes – no caso, as australianas – e a biodiversidade dos recifes de corais.

Local: Auditório do Instituto Oceanográfico
Horário: às 9h no dia 11 de Outubro

A Terra e seus fenômenos

Em uma esfera de 1,7 metros de diâmetro, quatro projetores multimídia simultâneos irão ilustrar a Terra e seus fenômenos, além de outros planetas. Com um banco de dados de mais de 800 diferentes vídeos relacionados à ciência Oceanografia e suas diferentes áreas, como mudanças climáticas globais, variações de temperatura dos oceanos, rotas migratórias de animais marinhos e circulação oceânica, além de vídeos relacionados às Ciências Atmosféricas e Astronomia. Batizada de Science on a Sphere (Ciência na Esfera), ela foi criada pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmosferic Administration – NOAA). O equipamento da USP é o primeiro instalado no Hemisfério Sul e o único em toda a América Latina.

Local: Museu Oceanográfico
Horário: das 10h às 18h no dia 11 de Outubro

Para conhecer as demais atividade, consulte o site da Virada Científica.

Faça o download do guia para as atividades do IOUSP.

Localização do Instituto Oceanográfico e Museu Oceanográfico