Reportagem do Fantástico sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz

__São Paulo - 04/02/2013__

O programa Fantástico, exibido pela Rede Globo, levou ao ar ontem (3/2/2013) matéria sobre a reconstrução da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz.

Entre outras informações, a reportagem mostrou que mais de 600 toneladas de materiais da estação incendiada, na parte estrutural, se tornaram inutilizáveis. Mostrou imagens e análises referentes ao dia do incêndio que destruiu a base, demonstrando que o acidente ocorreu pela movimentação dos tanques de combustível -- que têm capacidade para manter a estação funcionando por 10 meses. Comentou ainda que o oficial responsável pela manobra foi indiciado e esse processo corre em segredo pela justiça militar.

De acordo com a entrevista feita pela equipe do Fantástico com a cientista Erly Costa, que estava presente no dia do incêndio, tudo foi perdido, inclusive as pesquisas realizadas. Nada pôde ser salvo e todo o pessoal presente na ocasião teve de esperar do lado de fora, pois o incêndio se alastrou por toda a base. O acidente ocasionou a morte de dois oficiais da Marinha do Brasil que ajudavam a apagar o fogo.

Os repórteres informaram que a limpeza do material tóxico continua até o início de abril. E mostraram que a estação meteorológica do Instituto de Pesquisas Espacias (INPE) não foi atingida pelo fogo, porém necessita de uma nova forma de alimentação energética -- através de painéis solares. Também mostraram o trabalho de diversos pesquisadores tanto na área física quanto biológica da Oceanografia.

Clique no link abaixo e assista a reportagem completa:

[http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/estacao-brasileira-na-antartica-destruida-por-incendio-comeca-a-ser-reconstruida/2384331/|Reportagem do Fantástico sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz]

Compartilhe