Biografias: Edmo José Dias Campos

EdmoEmérito2020O Prof. Dr. (Emérito) EDMO JOSÉ DIAS CAMPOS é natural de Anápolis, Goiás. Formou-se em Física, em 1978, na Universidade de Brasília, onde também fez mestrado, concluído em 1981. Em 1990 realizou o doutorado em Meteorologia e Oceanografia Física, na Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, onde vez também diversos pós-doutorados.

Ainda em 1990, retornou ao Brasil e iniciou sua carreira aqui no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, como professor doutor. Em 1995 obteve o título de livre-docente pela USP, progredindo assim para Professor Associado e, em 2000 passou em concurso e se tornou Professor Titular do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica (DOF) do IOUSP. Ao longo dos 44 anos de trabalho em várias instituições, 36 anos foram como docente e cientista, sendo que 26 destes no IOUSP, onde lecionou disciplinas da Oceanografia Física para a graduação, incluindo as disciplinas Oceanografia Física do Atlântico Sul e Circulação Geral dos Oceanos; e para a pós-graduação, as disciplinas Circulação Oceânica em Grande Escala e Dinâmica de Fluídos Geofísicos II, entre outras.

Foi um dos pioneiros no Brasil na Modelagem Numérica Oceânica, incluindo análise de dados e descrição de processos de circulação oceânica de larga escala. Nesse tema, orientou 18 mestres, 12 doutores e supervisionou 7 pós-doutorados, aqui no IO e no IAG, além dos 17 de IC ou TCC, formando diferentes gerações de pesquisadores que hoje atuam no Brasil e no exterior. Teve um papel fundamental na consolidação de grandes projetos de pesquisa nacionais e internacionais de Oceanografia Física, como por exemplo, os de sigla SACC, SAMOC, SAMBAR, LAPLATA, PIRATA. Ao todo está ligado a pelo menos três dezenas de projetos. Autor de quase 100 trabalhos científicos publicados ao longo de sua carreira até o momento pois continua produtivo e isso se reflete no reconhecimento pelo CNPq, como bolsista de produtividade há décadas.

Desde 2013 é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e desde 2014 é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Também é membro da Sigma Society.

Exerceu também diversas funções administrativas no Instituto e na USP, como a Presidência da Comissão de Pós-Graduação, cargo que o levou à Coordenação da Câmara de Normas e Recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e foi também chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IO. No CNPq, foi membro de Comitê de Assessoramento, Comitê de Oceanografia. Internacionalmente também participou e coordenou diversos comitês. Lidera comitês da área e rede de pesquisa sobre modelagem e observação oceanográfica.

Se aposentou no início de 2016, mas sempre manteve o vínculo com a USP e o IO, como Professor Sênior. Atua como coordenador de projetos de pesquisa, orientador no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, sempre produtivo cientificamente. Suas pesquisas mais recentes abarcam os impactos do Atlântico Sul sobre a circulação oceânica global e nas mudanças climáticas na interação do oceano com a atmosfera. Teve grande inserção nacional e internacional, atuando como Professor visitante da Universidade Federal do Ceará, na Rosentiel School of Marine and Atmospheric Science da Universidade de Miami e na Universidade de Rhode Island nos Estados Unidos. Desde 2018 é também pesquisador colaborador da Universidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

Siegle & Maia, dez 2020