O Instituto Oceanográfico da USP lamenta profundamente o falecimento do Prof. Rolf Roland Weber no dia 17/01/2020. Professor Emérito que construiu uma carreira brilhante em nossa Instituição e Universidade e que deixa saudades em todos nós.

INSTITUTO OCEANOGRÁFICO DA USP

viudgvgiusv.PNG

PROFESSOR EMÉRITO ROLF ROLAND WEBER

12/04/1948 – 17/01/2020

O Professor Rolf Roland Weber formou-se em bacharel e licenciado em química pela Universidade de São Paulo em 1972. Terminou seu mestrado em química orgânica em 1975 e o doutorado em química analítica em 1981, ambos pelo Instituto de Química da USP, sob orientação do Professor Remolo Ciola. Já nessa época do doutoramento, realizou um trabalho vinculado ao Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP) intitulado: Hidrocarbonetos no ambiente marinho: Aspectos analíticos e ambientais”, iniciando a linha de pesquisa em química orgânica marinha no Brasil. Foi pioneiro em pesquisa sobre poluição por hidrocarbonetos e poluentes orgânicos persistentes no Brasil, explorando a sua presença no ambiente marinho, que incluía tanto matrizes abióticas como água e sedimento quanto bióticas como aves e peixes. Em 1978, realizou um curso de especialização em química da poluição marinha na Universidade de Liverpool, Inglaterra, como bolsista do British Council. Fez pós- doutorado em Kiel, Alemanha no Instituto de Ciências Marinhas, em 1988-1989 e no Laboratório Internacional de Radioatividade Marinha - UNESCO sediado em Mônaco, em 1989.

Atuou profissionalmente no IOUSP entre 1976 e 1980 como químico no laboratório de oceanografia química do departamento de oceanografia física (DOF). Em 1981 foi contratado como docente neste instituto até sua aposentadoria em 2012. Tornou-se livre docente em

1988 e professor titular em 1990, ambos pelo Instituto Oceanográfico da USP E Professor Emérito em 4 de Dezembro de 2019.

Como docente sempre foi um exemplo de profissional envolvido e preocupado com a Oceanografia no Brasil e no mundo, sendo algumas vezes homenageado pelas turmas de bacharelado pelo seu entusiasmo e dedicação. Exerceu também vários cargos administrativos sendo chefe do Departamento de Oceanografia Física, duas vezes vice diretor e diretor do Instituto Oceanográfico entre 1997 e 2001. Além disso, foi Diretor do Museu de Ciências da USP entre 2002 e 2004. Durante seu mandato como diretor, foi aprovado o curso de bacharelado em oceanografia do IOUSP.

Por iniciativa do Professor Rolf Weber, foi estabelecida a linha de pesquisa em oceanografia química dentro do programa de Oceanografia Física do IOUSP, que mais tarde se tornaria o programa de Pós-Graduação em Oceanografia Química e Geológica. Dentre seus orientados, pelo menos cinco hoje são professores de universidades estaduais ou federais. Publicou mais de 40 trabalhos, em revistas indexadas, com intensa participação de seus orientados.

Sempre foi uma grande referência nacional na área de Oceanografia Química tendo sido membro titular do Comitê Assessor de Oceanografia do CNPq e do Projeto Arquipélago também do CNPq. Também foi membro titular do acordo de cooperação Brasil-Alemanha e Brasil-Índia. Além disso, soma-se à sua projeção internacional, o cargo de membro eleito do comitê executivo da organização não governamental "Partnership for the Observation of the Global Oceans" (POGO) sediada em Halifax, Canadá e membro pleno do comitê do International Mussell Watch entre 1991-1995.

Foi membro da primeira Expedição Antártica (1982-83) PROANTAR I, a bodo do Navio Oceanográfico Prof. W. Besnard. Foi coordenador de vários projetos de pesquisa incluindo a REDE-2 do PROANTAR" Diagnóstico ambiental da Região da Baía do Almirantado, Antártica" e o projeto FAPESP de equipamentos multiusuários: aquisição de barco para pesquisa oceanográfica, pelo qual foi construído o Barco de Pesquisa Delphini, batizado em 2013.

A perda do Prof. Rolf provocou uma comoção em todos os membros de nossa Instituição e certamente guardaremos conosco os excelentes momentos que ele compartilhou conosco.

Texto da Profa Dra Márcia Caruso Bícego feito por ocasião da proposta do Título de Professor Emérito o qual foi concedido em 04/12/2019.