Workshop para ação conjunta de pesquisa voltada ao monitoramento e mitigação do impacto das manchas de óleo na costa brasileira

dffbdgdrfgerrgdrg.PNG

Foi realizado em Recife (PE), nos dias 9 e 10 de dezembro de 2019, o Workshop para ação conjunta de pesquisa voltada ao monitoramento e mitigação o impacto das manchas de óleo na costa brasileira. O encontro congregou instituições de pesquisa como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), a Defesa Civil do Estado de Pernambuco, a Secretaria do Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco, IBAMA, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo apoiados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP), a Fundação de Pesquisa do Estado de Pernambuco (FACEPE). O evento foi motivado pela vontade dos pesquisadores e órgãos ambientais e de defesa em unir esforços no combate e mitigação do impacto ambiental provocado pelas manchas de óleo que atingiram a costa brasileira. Com este objetivo, os pesquisadores discutiram os projetos já submetidos e aprovados para o desenvolvimento de pesquisa apoiados pela FACEPE e, delinearam novas propostas para trabalho em conjunto com São Paulo para submissão de propostas ao Edital FAPESP-FACEPE, estreitando as interfaces do conhecimento científico e de ações de monitoramento e mitigação dos impactos ocasionados pelo óleo. As propostas de trabalho conjunto, unindo as experiências de todas as partes reunidas no tratamento do tema, com troca e capacitação em técnicas analíticas, estratégias de pesquisa e de defesa ambiental diante deste tipo de acidente foram discutidas, buscando inovação e mitigação, bem como avaliação do grau de impacto e monitoramento necessário para acompanhar a evolução dos efeitos nas áreas atingidas. A avaliação ambiental e os efeitos sócio-econômicos, culturais e de saúde pública foram foco das discussões diante da sensibilização que o acidente provocou. A experiência vivida pela equipe de São Paulo, junto aos relatos dos colegas de Pernambuco mostrando os dados e em visita a um dos locais impactado, a praia de Itapuama, foi motivo de muita união e força para o trabalho conjunto.

sdvvdsv.PNG ytyt.PNG

ttyu.PNG thrthrh.PNG

A USP foi representada por colegas do IOUSP como a Dra Elisabete de Santis Braga – Diretora do Instituto Oceanográfico e os Doutores Marcia Caruso Bícego, Eduardo Siegle, Eduinetty Ceci P. M. de Sousa, June Ferraz Dias, Maria de Los Angeles Gasalla e Marcelo Dottori. Pelo Dr Ricardo Cabral Azevedo da Escola Politécnica, Marcelo, Dr Marcelo Moreira do Instituto de Geociências e Dr Luis Américo Conti da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Pelo IPT participaram a Dra Cláudia Echevenguá Teixeira, Gisleine Coelho de Campos, Alexandre Muselli Barbosa, Camila Camolesi Guimarães, Leandro Gomes de Freitas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Universidade de São Paulo vinham manifestando a vontade de unir esforços para uma contribuição efetiva junto aos colegas de Pernambuco, neste evento eles nos recepcionaram fraternamente, num momento de tão difícil como este, viabilizando essa união.

Os Doutores Anderson Gomes da Academia Brasileira de Ciências, José Fernando Thomé Jucá (FACEPE) e Carlos Américo Pacheco (FAPESP), Antonio Vaz (diretor presidente do ITEP), Pedro Carelli (diretor de pesquisa da UFPE), Patricia Ellen da Silva (Secretaria de Desenvolvimento de SP), Zehbour Panossian (Diretora-Presidente do IPT) e o Prof. Dr Vahan Agopyan (Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo) foram grandes apoiadores na realização do evento coordenado pela Dra Tereza Araújo e Dr Gilvan Yogui da UFPE e, Dra Elisabete Braga do IOUSP.

Muitos foram os colegas de Pernambuco que participaram e incentivaram o evento como o Drs Moacyr Araújo, Roberto Barcellos, Eliete Zanardi, Mirela Costa, Sigrid Leitão, Bruna Bezerra, Karine Magalhães Manoel Flores Montes, Jesser Fidelis, Manoela Gondin, Watson Arantes, André Morgado, Danuza Telles, Adelia Araújo, Glauber Carvalho, Paulo Santos, Antônio Antonino, Beatrice Padovani, José Souto, Rosangela Paula Teixeira Lessa, Alfredo Oliveira Galvez, Francisco Marcante Santana da Silva, Renata Akemi Shinozaki Mendes, Marcelo Francisco de Nóbrega, Suzyanne Maria Bezerra Cabral da Silva, Jonas Eugenio Rodrigues da Silva, Rodrigo Araújo Torres, Monica Lucia Adam, Flávia Viana Silva, Leonardo Bruto, Antonio Antonino, Julia Rodrigues, Tonia Copuano, Karolayne Martins, Antonio Valença, André Ferraz Alves, André Ferraz Alves, Cristiano Ramalho, Fred Almeida, entre outros.

Foram criados grupos de trabalho mistos (Pernambuco –São Paulo) para discutir alguns os principias eixos temáticos sugeridos para consolidação de projetos de pesquisa sendo conduzidos pela experiência vivida por colegas de Pernambuco diante do acidente.

Esta integração científica e tecnológica faz parte de uma ação que muito pode contribuir à construção de um plano de ação conjunta de defesa da região costeira brasileira que possa ser aplicado ao nível nacional, valorizando as competências nacionais em prol da defesa da preservação ambiental.

fsdsdf.PNG