IOUSP dialoga com estudantes sobre lixo no mar

Alexander Turra - IOUSP

No dia 12 de novembro de 2019 pela manhã foi realizada, dentro das atividades da Semana comemorativa “Amazônia Azul, a oficina “Combate ao Lixo no Mar” voltada para a discussão da temática do lixo no mar no Museu Naval do Rio de Janeiro, organizada pela Embaixada da Noruega e pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). Essa atividade contou com a colaboração do Projeto Grael, do Projeto Tara Oceans e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Várias atividades lúdicas foram realizadas junto a 45 alunos do ensino fundamental de escolas do Rio de Janeiro e atendidos pelo Projeto Grael.

Destaque foi a presença da jovem Mariana Pereira da Costa, inspiração da personagem da história em quadrinhos “Mariana e a batalha contra os supermacabros”, elaborada pelo IOUSP para a Coleção Amazônia Azul (https://www.marinha.mil.br/secirm/sites/www.marinha.mil.br.secirm/files/publicacoes/cartilha-mariana.pdf). Mariana, que completou 9 anos nesse dia, foi surpreendida com um “Parabéns para você” tocado pela banda de música do Comando do Primeiro Distrito Naval. Mariana estava acompanhada por alguns de seus colegas de escola e participou das atividades. Dentre essas atividades figurou o “Projeto enTenda o Lixo”, realizado pelo IOUSP dentro do convênio com a Associação Socioambiental dos Plásticos, a Plastivida, em parceria com o Fórum Setorial dos Plásticos “Por um Mar Limpo”. Na parte da tarde, as crianças fizeram uma visita ao AquaRIO.

marianasuoer.png

DDD.png

As crianças foram estimuladas a refletir sobre por que é importante combater o lixo no mar e o que podemos fazer para que tenha menos lixo na Baía da Guanabara. As crianças deixaram suas sugestões em pedaços coloridos de papel em dos painéis.

HGF.png

HFU.png

Essas mensagens foram organizadas e sistematizadas na “Carta aos pais” com a colaboração de todos os participantes. As atividades realizadas nessa manhã foram apresentadas ao final da programação da 3a Conferência de Oceano, que estava sendo realizada no mesmo dia como uma das atividades da “Norway Brazil Weeks” (https://www.innovasjonnorge.no/en/start-page/norway-brazil-weeks/) pelo Comandante de Mar e Guerra Carlos Roberto Leite (SECIRM) e pelo Prof. Alexander Turra (IOUSP). Esse evento também foi organizado pela Embaixada da Noruega em parceria com a SECIRM. A “Carta aos pais” foi lida e foram disseminadas informações sobre o “concurso carta aos pais” - " #cartaaospais", que será realizado pela Marinha do Brasil ao longo de 2020. A formatação do concurso e as normas para participação serão divulgadas oportunamente.

18/11/2019