Almirante de Esquadra Leal Ferreira, Comandante da Marinha do Brasil visita embarcações do Instituto Oceanográfico da USP junto à Capitania dos Portos de Santos

Autoria: Elisabete Santis Braga

Crédito das fotos: Nivaldo G. Saraiva

As embarcações Oceanográficas, Bp Alpha Delphini e N/Oc. Alpha Crucis receberam a ilustre visita do Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha do Brasil, no último dia 13 de julho.

Na oportunidade, o Almirante, foi recebido pela Diretora do Instituto Oceanográfico Profa Dra Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva e pelo Vice-Diretor, Prof. Dr Paulo Yukio Gomes Sumida. Conheceu rapidamente a embarcação costeira, Bp Alpha Delphini conduzido pelo Comandante Gouvêa. Na embarcação de pesquisa com 26m de comprimento, teve a oportunidade de conhecer sua tripulação, dependências e laboratórios, recebendo uma singela homenagem, uma placa que registra sua presença.

A bordo do N/Oc. Apha Crucis, foi recebido pelo Comandante Rezende e tripulação para conhecer as dependências operacionais do navio de Pesquisa do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Como parte de sua visita, o Almirante foi conduzido aos laboratórios de pesquisa, contando com o acompanhamento da Diretora, Vice-Diretor, funcionários e apoio dos técnicos especializados que participarão do Projeto Samowa – Água Modal Subtropical do Atlântico Sul, coordenado pela Dra Olga Tiemi Sato, cuja viagem se iniciará na próxima semana, partindo do cais 8 (Financiamento FAPESP e Apoio Marinha do Brasil e CODESP).

A visita foi acompanhada pelo Comandante do 8° Distrito Naval, Comandante Guerrero, pelo Comandante Rogério Prado Lima de Souza do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha, pelo Capitão dos Portos Daniel Américo Rosa Menezes. As presenças do General Sinclair Mayer e do Coronel Pires, ambos do Exército, também ilustraram esta visita, bem como a representação da CODESP, pelo Eng° Aluísio de Souza Moreira. Representando o Gabinete do Reitor, a presença do Prof. Dr Paulo Muzy prestigiou o evento. As presenças da Profa Eloisa Helena de Souza Cabral, do Secretário-Adjunto de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio, Sr José Antonio Oliveira de Rezende, do Capitão Ataíde, do Sr Carolos Brancante e de tantos outros convidados que abrilhantaram este evento.

O N/Oc. Alpha Crucis, fez uma curta navegação até a Baía de Santos na presença do Almirante Leal Ferreira, que elogiou as boas condições dos navios e o cuidado observado. Elogiou ainda, o entusiasmo demonstrado pelos pesquisadores, técnicos e tripulação na apresentação das embarcações e na explicação de seus trabalhos, ficando bastante esperançoso com o futuro das atividades oceanográficas e contribuições com a Marinha do Brasil.

Por sua vez, a Diretora do Instituto Oceanográfico, emocionada com tão ilustre visita, afirmou a relevância da continuidade da parceria cada vez mais estreita com a Marinha do Brasil, ampliando os estudos em temas atuais como a preservação dos oceanos e de seus recursos, planejando um uso sustentável, e também, ampla abordagem de temas relativos às mudanças climáticas que tanto ameaçam o equilíbrio em nosso planeta, potencializando a experiência de ambos os lados em esforços comuns.

Por fim, a atividade teve um encerramento com uma homenagem à presença do Almirante no N/Oc. Alpha Crucis, com uma placa que marca sua passagem e outras lembranças singelas. O Almirante retribuiu com um magnífico brasão para o Navio, um magnífico livro sobre a Amazônia Azul e medalhas à Diretora e ao Comandante do Navio.

Diante deste maravilhoso dia para todos nós, renovamos nossa missão de dedicação ao estudo e a defesa dos nossos mares.