Semana Mundial do Meio Ambiente, Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional dos Oceanógrafos 2018: Navegando em números e incríveis estórias

Entre 4 e 9 de junho deste ano o IOUSP ofereceu gratuitamente uma série de atividades de extensão cultural para a celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente, do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), do Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional d@s Oceanógraf@s (8/6).
Foram 70 orador@s/expositor@s envolvid@s entre docentes, técnic@s e estudantes de graduação, pós-graduação, pós-doutorand@s, e convidad@s extern@s ao IOUSP. Tod@s @s envolvid@s foram essenciais para o sucesso da semana de atividades na celebração das importantes datas do calendário internacional para reflexões sobre o futuro dos oceanos.
Tamara

Tamara Klink e Dra. Mônica Petti compartilhando incríveis experiências em navegações na atividade "Navegar é (im)preciso". Fotos: Luciano Souza.

Na audiência foi um total aproximado de 350 pessoas participando das atividades de segunda a sábado incluindo presenças em duas ou mais atividades distintas pela(s) mesma(s) pessoa(s).

Prof. Vicente Gomes em uma palestra incrível sobre o continente Antártico. Foto: Luciano Souza.

Como atividades integradoras da semana de celebrações contou-se com 1 curso de difusão cultural com 10 aulas (Descobrindo os oceanos: Embarque imediato), 6 palestras, 1 mesa-redonda, 1 atividade live-stream a partir de um cruzeiro IODP, 7 atividades propostas por laboratórios, IO Jr e Museu para interação com a audiência, o XII seminário de manejo integrado, e a participação do IOUSP no programa USP e as Profissões no sábado à tarde.

Após a projeção do documentário "Haenyeo: a força do mar", prooduzido pela National Geographic, tivemos o privilégio de contar com as presenças do fotógrafo Luciano Candisano e da produtora Lygia Barbosa da Silva que compartilharam estórias ímpares vividas durante o processo de produção do documentário. Foto: Luciano Souza.
A mesa-redonda "Desafios das mulheres na ciência" foi um sucesso graças ao empenho e dedicação das IOUSPianas Profa. Ilana, Dra. Jana del Favero, Profa. June dias, Dra. Cláudia Namiki, Profa. Rosalinda Montone, Oc. Patrícia Cedraz, e Dra. Amanda Bendia. Foto: Luciano Souza.

Foi uma excelente oportunidade para novos aprendizados, para se fazerem novos contatos e amizades, e para reflexões e discussões importantes sobre os oceanos. Quem esteve presente pode "navegar" por uma ampla variação de temas interessantes ligados à oceanografia e vivenciou agradáveis momentos.

Aula sobre bioluminscência do curso "Descobrindo os oceanos: embarque imediato" com experimentação prática pelo Prof. Anderson Oliveira e seus alunos do curso de graduação em oceanografia Gabriela Galeazzo e André Calloni. Foto: Marcos Santos.
Profa. Yara Schaeffer-Novelli em aula sobre o ecossistema do manguezal no curso "Descobrindo os oceanos: embarque imediato". Foto: Marcos Santos.
No sábado pela manhã a Dra. Flávia Saldanha ensinava com entusiasmo todo o processo que envolve o cultivo e a identificação de diferentes espécies de algas marinhas na atividade "Um mergulho no mundo do fitoplâncton". Foto: Marcos Santos.

Já estão sendo organizadas as atividades a serem desenvolvidas em 2019 para celebrar o meio ambiente e os oceanos. Esperamos contar com um número igual ou maior de participantes. Até 2019!

Por: Prof. Marcos César de Oliveira Santos

Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IOUSP