IOUSP dissemina, há quase duas décadas, produção científica nacional sobre ciências aquáticas e pesca, na base de dados ASFA através de parceria internacional

Crédito da fotografia: Paula Anton

O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo,   representado por Maria de Jesus Pureza, bibliotecária chefe do Serviço de Biblioteca e Documentação Prof. Dr. Gelso Vazzoler, participou da reunião anual do quadro de parceiros do sistema de informação ASFIS, realizada em  Oostende, Bélgica, no período de 11 a 15 de Junho 2018, atendendo ao convite do Comitê organizador do “ANNUAL MEETING OF THE ASFA ADVISORY BOARD UNESCO/IOC, PROJECT OFFICE FOR IODE”.

No encontro de 2018, estiveram presentes 38 representantes de diversos países e foram abordados os seguintes temas referentes à Base de dados ASFA (Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts): políticas de gestão de informação, atualização do software e do tesauro, criação de um tradutor automático, alimentação dos repositórios digitais, elaboração de metadados e qualidade dos documentos indexados. O evento foi financiado pela UNESCO/IOC/IODE, siglas de Intergovernamental Oceanographic Commission/International Oceanographic Data and Information Exchange.

O ASFA, disponível na plataforma de base de dados da ProQuest, fornece ampla cobertura da literatura científica mundial sobre ciências aquáticas, tecnologias, gerenciamento e conservação de recursos dos ambientes: marinhos, costeiros, de águas salina, salobra e doce, incluindo seus aspectos socioeconômicos e legais. Os textos inseridos no sistema são fornecidos por uma rede mundial de centro de informações em constante crescimento, que monitora mais de 5.000 publicações em série, livros, relatórios, anais de conferências, traduções e literatura de distribuição limitada.

A produção científica, relativa aos tópicos mencionados acima, é indexada por diversas instituições e pode ser acessada também através dos serviços do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBI USP).

Desde 2001, há 17 anos, o IOUSP iniciou essa parceria com a FAO/ASFA – Food and Agriculture Organization of the United Nations, coordenada pelo então Prof. Dr. Yasunobu Matsuura (1942-2003), oceanógrafo, na época editor da Revista Brasileira de Oceanografia atual Brazilian Journal of Oceanography.

Durante todos esses anos a Biblioteca do IOUSP vem executando serviços de resumos e indexação, de parte da produção científica nacional em ciências aquáticas, atividade em princípio realizada sob a responsabilidade dos bibliotecários Domingos Tasso Júnior e Eloisa de Sousa Maia passando, a partir do final de 2010, para Maria de Jesus Pureza e Wagner Pinheiro. No Brasil, desde o início do acordo, temos um centro cooperante no ASFA-Brasil, a Universidade Estadual de Feira de Santana, cujas ações são coordenadas pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Duarte Lopes e Isabel Cristina Nascimento Santana.

Para a Profa Dra Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva, diretora do IOUSP, “toda essa experiência e os conhecimentos adquiridos muito contribuíram para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca Prof. Dr. Gelso Vazzoler”.

Eloisa Maia & Maria Pureza

Links:

http://www.fao.org/fishery/asfa/es

http://proquest.libguides.com/asfa

http://www.sibi.usp.br/basesdedados.html

http://www.ioc-tsunami.org/index.php?option=com_oe&task=viewEventRecord&eventID=2187

Compartilhe