Estuário de Cananéia é um dos paraísos do boto cinza

Fonte: G1

Crédito da foto: Marcos César Santos

Entre a terra e o mar, a Mata Atlântica vira uma floresta inundada. É o manguezal, um ecossistema cheio de vida. Na região de Cananéia, ele se estende por uma faixa de 150 quilômetros e é um dos mais preservados da costa brasileira. Admirável multiplicação de nutrientes, é um banquete inesgotável para pássaros e aves. Além da fartura, garantia da renovação: ali, os guarás fazem seus ninhos e se criam até alçar voo e ganhar o mundo.

No vai e vem das marés, surgiu outra boa notícia: o estuário de Cananéia é um dos paraísos do boto cinza. Inteligente, o animal escolheu o lugar certo para morar. Com tantos nutrientes que vêm do mangue, comida tem de sobra. Os pesquisadores calculam que pelo menos 400 botos vivem hoje na região. A reprodução é lenta: apenas um filhote a cada três anos. Em ambiente assim, saudável, o boto cinza vive entre 30 e 35 anos.

Em dez anos de estudo, os pesquisadores fizeram muitas descobertas. A mais importante foi a identificação de 148 espécies de aves, que antes da pesquisa nunca foram vistas nesta região. Um aumento de mais de 50% em relação ao número de espécies que eram conhecidas na Serra do Mar.

Compartilhe