Palestra do Dr. TILSTONE

Na palestra de 20 de abril de 2018, no IOUSP, o Dr. Gavin Tilstone do Plymouth Marine Laboratory do Reino Unido, abordou uma interessante conexão entre o metabolismo dos produtores primários microscópicos e o efeito estufa associado à termodinâmica do sistema oceano-atmosfera.

O Dr Tilstone pesquisou a região central do Atlântico Norte subtropical, tendo utilizado dados de cor do oceano obtidos por sensores a bordo de satélites, amostras coletadas in situ e ensaios in vitro. Sua questão central foi se essa região age como uma fonte ou como um sorvedouro de gás carbônico (CO2) e suas conclusões apontam para a segunda hipótese (sorvedouro).

Segundo o Prof. Paulo Polito do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto Oceanográfico da USP a palestra foi gratificante, do ponto de vista didático, por duas razões pois já no segundo slide aparece a produtividade biológica como uma integral tripla, o que reforça a ideia de que cálculo é uma necessidade para se compreender a oceanografia biológica atual. O segundo ponto é que o estudo faz uso de diversos algoritmos computacionais para cálculo da produtividade a partir dos dados de satélites, o que demonstra a necessidade do oceanógrafo saber programar para lidar com grande volume de dados (big data) e analisá­-los na pesquisa.

Polito e Maia

26.04.18