A influência das geleiras no nível do mar ao redor do mundo

Fonte: Jornal da USP

As mudanças no nível do mar em diversas cidades litorâneas do mundo é um assunto muito em pauta. Uma pesquisa feita por engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e publicada na revista Science Advance mostra como 293 municípios espalhados pelo globo são afetados por diversas geleiras. Recife, Belém e Rio de Janeiro estão entre eles. Joseph Harari, professor e chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto de Oceanografia da USP, explica que o litoral brasileiro como um todo segue a média global, com um aumento de aproximadamente 3 milímetros por ano do nível do mar.

Eduardo Siegle, livre docente do Instituto Oceanográfico da USP, relata que, caso continue nesse ritmo, estima-se que em oito décadas as medições estarão marcando entre um e dois metros. De acordo com os especialistas, alguns dos fatores que influenciam o nível do mar são: a altitude, a circulação geral dos oceanos e as variações do campo gravitacional.

Joseph Harari finaliza dizendo que o assunto ”se tornou um problema global”, e que é preciso um ”esforço conjunto de toda a sociedade para resolvê-lo”.

Conjuntamente com a pesquisa, foi disponibilizada uma ferramenta grátis e on-line que monitora a influência das geleiras nessas 293 cidades. Confira a matéria completa no player acima.

Compartilhe