Alpha Crucis pronto para SAMBAR

O navio oceanográfico Alpha Crucis do Instituto Oceanográfico da USP está sendo preparado, no porto de Santos-SP, com o apoio da CODESP, para mais um cruzeiro no Atlântico Sul como parte do Projeto Temático SAMBAR, financiado pela FAPESP. Essa campanha dará continuidade à componente brasileira do programa internacional SAMOC (South Atlantic Meridional Overturning Circulation), iniciado em 2007. Durante o cruzeiro SAMBAR_A01, que ocorrerá de meados de abril ao início de maio de 2018, pesquisadores de diversas instituições do Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos estarão conduzindo pesquisas interdisciplinares para entender o papel do Atlântico Sul nas variabilidades do clima.  Entre os brasileiros estarão pesquisadores do IOUSP, FURG, UFF, UFC e UFBA.

Serão realizadas operações de telemetria acústica, recuperação, relançamento de instrumentos fundeados e a amostragem de variáveis físicas, biológicas e químicas em dezenas de estações na extremidade oeste da linha SAMBA (SAMOC Basin-wide Array), que se estende do Brasil à África ao longo de 34.5oS.

Serviços à imprensa: (11) 3091-0822  e ou

http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98525/variabilidade-interanual-dos-transportes-meridionais-atraves-da-rede-transatlantica-samoc-sambar/?q=2017/09659-6

Compartilhe