“Manual do Calouro” apresenta a USP aos novos ingressantes

Veja: Programação da Semana de Recepção de Calouros do IOUSP - 2018

Nesta semana, de 26 de fevereiro a 2 de março, a USP realiza sua Semana de Recepção dos Calouros. A chegada de novos alunos é acompanhada de diversas dúvidas sobre a vida universitária. Moradia, alimentação e transporte dentro do campus estão entre as principais questões presentes no cotidiano dos calouros. Manifestações artísticas e o acesso a diferentes práticas esportivas também fazem parte da vivência da Universidade. Para que os ingressantes compreendam o funcionamento da USP e tudo o que ela oferece, foi criado o Manual do Calouro, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e a Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

Em 2016, o manual se tornou on-line, facilitando a sua divulgação. O layout, criado no ano passado, se mantém, junto à linguagem clara e simplificada. Entre as novidades para 2018 está a criação do e-card USP. A carteirinha digital pode ser obtida por meio do aplicativo disponibilizado na App Store e no Google Play. As instruções para obtenção de senhas serão enviadas por e-mail pela Pró-Reitoria de Graduação. Outro destaque é a nova disciplina optativa que poderá ser cursada por qualquer estudante: com ela, os alunos irão adquirir repertórios de leitura e redação de textos de divulgação científica.

Para os ingressantes com dificuldades socioeconômicas, existem auxílios para moradia, transporte, alimentação e até mesmo livros. A Superintendência de Assistência Social é responsável pelo programa de bolsas e a reportagem do Jornal da USP esclareceu como se candidatar para obtê-las. O manual também apresenta atividades que vão além da sala de aula, como os centros esportivos da USP, o cinema, teatros e museus.

Manual do Calouro contou com a produção dos próprios alunos da USP, estagiários da SCS, que criaram os ícones e as ilustrações e ajudaram no planejamento do material. O site realça os aplicativos para celular úteis para o cotidiano do aluno, além dos principais serviços que ele precisará durante sua graduação.

Fonte: Jornal da USP