Pró-Reitoria de Graduação divulga reserva de vagas na Fuvest

Candidatos iniciam as provas na primeira fase do vestibular da Fuvest em 26 de novembro deste ano – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Graduação divulgou a lista de cursos de graduação e o respectivo número de vagas reservadas no vestibular da Fuvest para alunos oriundos de escolas públicas (EP) e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Do total de 8.402 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 1.088 serão reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e, dessas, 745 serão destinadas a alunos PPI.

A reserva de vagas foi aprovada pelo Conselho Universitário em julho do ano passado. De acordo com a decisão do Conselho, para o ingresso de 2018, estão reservadas 37% das vagas de cada Unidade de Ensino e Pesquisa para candidatos egressos de escolas públicas (EP). Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos PPI equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa reserva considera, conjuntamente, os dois processos de seleção da Universidade: a Fuvest e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual são oferecidas vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2018, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação.

Para seleção do Sisu, estão sendo destinadas 2.745 vagas, distribuídas em três modalidades: 423 serão para ampla concorrência; 1.312 para estudantes EP; e 1.010 para EP/PPI.

Clique aqui e confira a lista completa de cursos e vagas destinadas a candidatos de EP e PPI do concurso vestibular da Fuvest e do Sisu.

“Neste primeiro ano, a Universidade adotou as cotas por Unidades de Ensino para que se pudesse ter tempo para aperfeiçoar o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.  A partir de 2019, os estudantes já poderão se inscrever no exame da Fuvest nas modalidades ampla concorrência, escola pública e egressos de escolas públicas PPI, assim como ocorre no Sisu”, explica o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

A reserva de vagas na USP será ampliada de forma gradativa nos próximos três anos. Em 2019, a porcentagem deverá ser de 40% de vagas reservadas de cada curso de graduação; para 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%; e no ingresso de 2021, e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.

A divulgação dos aprovados na primeira chamada da Fuvest será realizada no próximo dia 2 de fevereiro. As matrículas deverão ser feitas em duas etapas: on-line, no site da Fuvest, nos dias 5 e 6 de fevereiro; e presencial, nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Serviço de Graduação da Unidade de Ensino e Pesquisa responsável pelo curso no qual o candidato foi aprovado. Paras as chamadas seguintes, haverá apenas matrícula presencial (confira o calendário).

Fonte: Jornal da USP