Parque Estadual Ilha Anchieta realiza Ciclo de Palestras sobre pesquisas realizadas na unidade

Originalmente publicado em: Fundação Florestal - Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo. 06/07/2016.

A primeira palestra do ciclo foi de uma pesquisa sobre cetáceos, desenvolvida no entorno do PEIA

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) recebeu, no final do mês de junho, a visita do pesquisador Diogo Barcellos (IOUSP), que está desenvolvendo um projeto no entorno da Unidade de Conservação, dentro da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte, relativo à biologia da conservação de mamíferos aquáticos. O objetivo da visita foi ministrar uma palestra aos funcionários do parque e convidados, sobre seu projeto de doutorado, intitulado “Cetáceos no Parque Estadual da Ilha Anchieta: identificação das espécies utilizando a ferramenta da acústica”.

bryde peia

A baleia-de-Bryde é uma das espécies que ocorrem no entorno do PEIA. Foto: Rafaela Ferreira.

O projeto consiste em monitorar a presença destes animais, por meio do som que emitem. Na ocasião, o pesquisador teve a oportunidade de compartilhar com a equipe do PEIA, informações como: a biologia e características gerais de baleias e golfinhos; as espécies mais prováveis a serem encontradas no entorno da ilha e informações sobre o seu projeto de doutorado, mostrando aos presentes os diferentes sons produzidos por cada espécie.

Segundo Barcellos, foi um prazer participar da atividade direcionada para a gestão e funcionários do parque. “Esta foi uma ação poderosa, uma oportunidade de atualizar o conhecimento de monitores ambientais. As informações recebidas por eles serão propagadas para visitantes do Parque Estadual Ilha Anchieta. Desta forma, eles terão maior conhecimento a respeito desses animais e a grande importância deles no ecossistema marinho.”

Ciclo de Palestras
É uma iniciativa do Programa de Pesquisa da Unidade de Conservação, que tem por objetivo promover o conhecimento e a aproximação entre pesquisadores e funcionários do PEIA. A proposta é convidar os pesquisadores que vêm desenvolvendo projetos no PEIA e seu entorno para ministrarem palestras no parque, abordando a temática do seu trabalho, com a participação dos funcionários e espaço para discussão no final.

Saiba mais
Para ouvir o som emitido pelas Baleias Jubarte, acesse este link. Para saber mais sobre a pesquisa e o pesquisador clique aqui.

Sobre o Parque
Atualmente, o Parque Estadual Ilha Anchieta é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba. O lugar, que em 1977 foi transformado em parque, possui grande história conservada em mais de 2000 m² de construções arquitetônicas. A fauna terrestre conta com mais de 50 espécies de aves como: sabiás, juritis, tangarás, tiês-sangue, saíras, gaivotas, além de grande variedade de répteis e anfíbios, além de capivaras, pacas, cotias, macacos, tatus, quatis, gambás, lagartos entre outros.

 

SERVIÇO
Parque Estadual Ilha Anchieta
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira (Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP)
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 12,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3842-1231
E-mail:

 

Compartilhe