Serviços Ecossistêmicos Marinhos - Ciclo de Conferências do BIOTA-FAPESP Educação

turra biota fapespA Univesp TV publicou no dia 28/06/2016 o vídeo com a apresentação do Prof. Dr. Alexander Turra "Serviços Ecossistêmicos Marinhos. A apresentação fez parte do Ciclo de Conferências do BIOTA-FAPESP Educação 2014 com palestras e discussões sobre conceitos e valores de serviços ecossistêmicos.

A playlist do Ciclo de Conferências 2014 pode ser acessada aqui.

Abaixo o vídeo da apresentação do Prof. Alexander Turra: "Serviços Ecossistêmicos Marinhos", realizada no dia 20 de fevereiro de 2014.

Serviços Ecossistêmicos

Os ecossistemas naturalmente geram benefícios para os seres humanos, seja na forma de produtos – como alimentos e substâncias medicinais – seja na forma de processos relacionados à fertilização do solo, polinização, controle do clima e muitos outros. Esses serviços são chamados serviços ecossistêmicos ou ambientais.

O Programa BIOTA-FAPESP iniciou em 20 de fevereiro de 2014 o Ciclo de Conferências do BIOTA-FAPESP Educação 2014 com palestras e discussões sobre conceitos e valores de serviços ecossistêmicos.

O primeiro encontro de 2014 foi aberto com a apresentação de Carlos Joly, professor da Unicamp e coordenador do BIOTA-FAPESP, sobre o Ciclo daquele ano. Os professores Rozely Ferreira dos Santos, do Instituto de Biociências, e Alexandre Turra, do Instituto Oceanográfico, ambos da Universidade de São Paulo (USP), fizeram palestras sobre os temas “Contexto Histórico da Definição Conceitual de Serviços Ecossistêmicos” e “Serviços Ecossistêmicos Marinhos". Participaram do ciclo estudantes, alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.

O objetivo das conferências foi apresentar o conceito de Serviços Ecossistêmicos e os avanços científicos resultantes de estudos sobre os ecossistemas, os serviços que eles prestam ao homem e suas relações com o desenvolvimento econômico e social.

Metas do Milênio

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio, concluída em 2005 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sistematizou informações relativas aos serviços ecossistêmicos e sua contribuição para o bem-estar humano. O documento conclui que a população do planeta é dependente de seus ecossistemas e dos serviços que eles oferecem, como alimentos, água, regulação climática, ciclos biogeoquímicos, polinização, satisfação espiritual e apreciação estética.

De acordo com a Avaliação, para suprir a demanda crescente por alimentos, água, madeira, fibras e combustível, o ser humano modificou ecossistemas mais rápida e extensivamente nos últimos 50 anos que em qualquer outro intervalo de tempo equivalente na história da humanidade. Essa transformação aumentou a qualidade de vida e propiciou desenvolvimento econômico, mas também levou à degradação de serviços, comprometendo a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – um deles é a sustentabilidade ambiental – formulados a partir da Declaração do Milênio da ONU em setembro de 2000.

BIOTA-FAPESP Educação

O BIOTA-FAPESP Educação realizou seu primeiro Ciclo de Conferências em 2013 com palestras sobre biodiversidade e biomas brasileiros. A atividade continuou em 2014 com apresentações sobre Serviços Ecossistêmicos. As palestras transmitem, em linguagem acessível, o conhecimento gerado pelo BIOTA-FAPESP sobre a biodiversidade e sua conservação, recuperação e uso sustentável.

Em 13 anos de pesquisa, o Programa produziu um banco de dados com mais de 102 mil registros de quase 12 mil espécies. Os pesquisadores ligados a mais de 100 projetos formaram 205 doutores, publicaram 1050 artigos científicos em 260 revistas científicas, 20 livros, dois atlas e mapas temáticos para orientação de políticas públicas. Esse conjunto de informações subsidiou a criação de 23 instrumentos legais (leis, decretos e resoluções) voltados para a conservação ambiental no Estado de São Paulo.

Texto modificado de: Release FAPESP.