Virada Científica da USP oferece mais de 150 atividades gratuitas para a população

Originalmente publicado em: USP - Sala de Imprensa. 06/10/2015.

Assim como no ano passado, serão mais de 24 horas de atividades científicas

virada2015 01A USP promove, nos dias 17 e 18 de outubro (sábado e domingo), a segunda edição da Virada Científica, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que leva ciência à população de modo lúdico e informal. Serão 24 horas de programação.

São mais de 150 ações, que acontecem na Cidade Universitária “Armando de Salles de Oliveira”, em São Paulo, e nos campi da Universidade localizados no interior do Estado.

Em São Paulo, atividades e palestras serão realizadas nas Unidades de Ensino e Pesquisa e em um espaço central montado na Praça do Relógio. Com o tema “Vila da Virada”, esse espaço visa resgatar a relação entre ciência e a ocupação da cidade, propondo novos olhares para os temas urbanos que nem sempre têm sua relação com a ciência lembrada pelas pessoas.

Um exemplo é o skate, que estará presente no local em atividades lúdicas e palestras, como “A half pipe perfeita”, a ser proferida pelo professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Eduardo Colli, que também coordena a Virada Científica.

Também na Vila serão promovidas palestras — “Mobilidade Urbana não motorizada”, “A Arte e a Rua”, “Sexo, Química e Poder”, entre outras; oficinas de ciência do projeto Arte & Ciência no Parque; oficinas de biologia (biodiversidade, extração de DNA e outros); exposição sobre doenças negligenciadas; ginástica artística e oficinas de circo.

Além disso, uma praça de food trucks será montada especialmente para o evento. Entre as palestras que ocorrem nas Unidades do campus, alguns destaques são abordagens de cientistas da USP sobre temas como obesidade, atividade física, terremotos, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, prevenção e controle do câncer, mídias sociais e violência.

Haverá, ainda, a exposição de uma célula gigante, na qual as pessoas podem entrar e visualizar sua estrutura interna, exposição de vertebrados e jogos de química interativos. Tudo isso ao som das baterias das Atléticas de diversas Unidades da USP.

virada2015 02Além da Cidade Universitária, o Centro Universitário Maria Antônia, o Parque CienTec, a Casa de Dona Yayá, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Faculdade de Medicina promoverão atividades especiais.

A programação da Virada Científica também inclui eventos nos campi de Santos, Ribeirão Preto, São Carlos, Pirassununga, Bauru, Lorena e Piracicaba.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, demonstrou a demanda que existe por parte da população por um maior contato com a ciência. Para ela, “é papel da Universidade pública levar aquilo que ela produz e pesquisa para todos, e um evento como esse permite que isso seja feito de maneira informal, divertida e interativa, o que só ajuda a aumentar o interesse e o entendimento das pessoas sobre o tema”.

O evento marca também a participação da USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que agrega programações especiais de popularização da ciência em todo o País.

Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser consultada pelo site da Virada Científica e na página do evento no Facebook.