Vídeo Seres das Profundezas - Pesquisa FAPESP

Pesquisa FAPESP. 31/10/2014.

seres profSeres das profundezas, vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP, mostra imagens fascinantes da estranha fauna que habita o mar profundo. Uma equipe de brasileiros e japoneses, viajando em um submarino, mapeou e coletou, a uma profundidade de 4 mil metros, amostras do ambiente físico e de organismos marinhos no litoral sudeste do Brasil.

A expedição resultou de uma cooperação entre universidades do país e a JAMSTEC, a agência japonesa para a Ciência e Tecnologia Marinha-terrestre. Operado a partir do navio japonês Yokosuka, o submarino Shinkai 6.500 explorou as águas brasileiras como parte de uma viagem mundial.

“Em termos de biodiversidade, o mais interessante foi achar a carcaça de uma baleia. Isso porque todo bicho que morre e afunda cria em torno de seu cadáver um ecossistema colonizado por organismos especializados em consumir aquela matéria orgânica”, conta o biólogo Paulo Sumida, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

Leia também a reportagem Seres das Profundezas, publicada na edição 221 de Pesquisa FAPESP.

Laboratório de Dinâmica Bêntica (LDB-IOUSP)
Prof. Dr. Paulo Y. G. Sumida