Matriz Curricular

A matriz curricular do Bacharelado em Oceanografia do IOUSP contempla um total de 145 créditos de disciplinas obrigatórias (109 créditos aula e 36 créditos trabalho) e 70 créditos em disciplinas optativas (60 créditos aula em optativas eletivas e 10 créditos aula em optativas livres). No total, o curso é constituído por 215 créditos ou 3765 horas, sendo 1635 horas de aula e 1080 horas de trabalho em disciplinas obrigatórias (total = 2715 horas; 72,1% da carga horária do curso) e 1050 horas em optativas (27,9% da carga horária do curso), sendo 900 horas de aula em disciplinas optativas eletivas (60 créditos aula) e 150 horas de aula em disciplinas optativas livres (10 créditos aula).

           A matriz curricular do curso deve assegurar ao futuro profissional o desenvolvimento de conteúdos dos diferentes campos do conhecimento de Oceanografia que resultem no perfil do profissional que se deseja formar. O conteúdo programático das diversas áreas do conhecimento da ciência oceanográfica foi sequenciado de forma a permitir que, ao seu término, na execução do Trabalho de Graduação, o aluno esteja capacitado a atuar nas mais variadas oportunidades do mercado de trabalho.

Parte essencial do programa está centrado na prática de coleta de dados in situ e posterior análise nos laboratórios didáticos e de pesquisa do IOUSP. Nestas etapas, que perfazem 28,7% da carga horária do curso, considerando as disciplinas obrigatórias, são disponibilizados mecanismos e infraestrutura de apoio ao graduando em Oceanografia para realização adequada de suas atividades de ensino e aprendizagem de campo.

Muito embora seja possível identificar uma estrutura modular no curso (módulos básico, intermediário, profissionalizante e trabalho de graduação; ver matriz curricular adiante), as discussões sobre as mudanças no Projeto Político Pedagógico convergiram para um novo formato, uma vez que foram identificadas: a impossibilidade de engessar algumas disciplinas nos módulos propostos, a clara intersecção desses módulos e a inserção de disciplinas profissionalizantes desde o início do curso para iniciar a instrumentalização profissional de forma mais precoce na grade, principalmente com as atividades embarcadas.  

No novo modelo, mais versátil e flexível, o curso está estruturado a partir de um eixo integrador, formado por disciplinas obrigatórias interdepartamentais e de caráter interdisciplinar, que se iniciam por uma abordagem introdutória à Oceanografia e culminam com o Trabalho de Graduação. De forma concomitante, foram organizadas disciplinas obrigatórias de cunho específico que apoiarão o eixo integrador e proporcionarão as bases formativas sobre as quais o discente consolidará sua formação. Este ciclo de disciplinas básicas específicas ocupará os 5 primeiros semestres do curso e concentrará majoritariamente as disciplinas de formação básica e geral elencadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A partir do quinto semestre do curso, além do eixo integrador, a aluno deverá selecionar o elenco de disciplinas optativas que completarão sua formação. A formação profissional, embora iniciada ainda no primeiro semestre, deverá ser enfatizada e consolidada nesta última etapa formativa. A culminância da formação profissional, que conjugará um amplo conjunto de habilidades e competências exercitadas e adquiridas, será praticada nas duas últimas disciplinas do eixo integrador, denominadas Trabalho de Graduação I e II. Nestas disciplinas os alunos deverão elaborar uma monografia sob orientação de um docente habilitado.

            Além destas disciplinas, o aluno deverá comprovar obrigatoriamente a realização de atividades complementares relevantes para sua formação, como Atividades Embarcadas (AE), Atividades Acadêmicas Complementares (AACs) e Estágio Obrigatório (EO) (ver adiante), as quais poderão ser cumpridas desde o primeiro semestre do curso.

Eixo Integrador

O Eixo Integrador é formado por um conjunto encadeado de 8 disciplinas obrigatórias ministradas do primeiro ao último ano do curso. As disciplinas do eixo integrador possuem caráter inter e transdisciplinar e buscam estruturar o processo formativo, incluindo majoritariamente conteúdo de formação geral e profissional. As disciplinas deste eixo são: Sistema Oceano I, Sistema Oceano II, Atividade Embarcada I, Oceano e Sociedade, Oceanografia Integrativa I – Sistema Oceânico, Oceanografia Integrativa II – Sistema Costeiro, Trabalho de Graduação I e Trabalho de Graduação II.

No primeiro ano do curso são ministradas as disciplinas Sistema Oceano I e II, que abordam os fundamentos da ciência oceanográfica, lançando as bases sobre as quais se dará a formação acadêmica e profissional, por meio de elementos da Cultura Oceânica (Ocean Literacy). No terceiro semestre os alunos deverão cursar a disciplina Atividade Embarcada I, que propiciará o contato com a realidade embarcada, abrangendo aspectos de planejamento logístico e experiência prática em embarcações. No quarto semestre o eixo integrador focará a inter-relação da ciência oceanográfica com a sociedade e o desenvolvimento sustentável da humanidade, com a disciplina Oceano e Sociedade.

No terceiro ano o eixo integrador terá como papel a integração do conhecimento adquirido nos dois primeiros anos, oportunizando, nas disciplinas Oceanografia Integrativa I – Sistema Oceânico e Oceanografia Integrativa II – Sistema Costeiro, o exercício da visão sistêmica e o aprendizado de técnicas de análises de dados aplicadas a problemas em sistemas costeiros e oceânicos.

Por fim, e como elemento de culminância na formação profissional e acadêmica, o aluno cursará as disciplinas Trabalho de Graduação I e II, preferencialmente no último ano do curso, durante as quais desenvolverá um projeto na área de oceanografia e produzirá uma monografia sob supervisão direta de docente habilitado, praticando todos os procedimentos de uma investigação científica. Estas duas disciplinas equivalem a 14,3% da carga horária do curso e são regulamentadas pelo Regimento do Trabalho de Graduação e coordenadas pela Comissão de Trabalho de Graduação, vinculada à Comissão de Coordenação do Curso de Bacharelado em Oceanografia do IOUSP.

Disciplinas básicas específicas

As disciplinas básicas específicas correspondem a disciplinas obrigatórias que estão concentradas nos 5 semestres iniciais do curso e que abrangem o conteúdo de formação básica e geral elencado nas diretrizes curriculares nacionais. O objetivo das disciplinas básicas específicas é abordar os elementos essenciais para a formação do oceanógrafo, contemplando não apenas o conteúdo das ciências básicas, mas também das principais quatro áreas de estudo que compõem a Oceanografia. Estas disciplinas devem não apenas apresentar conteúdos que dialoguem entre si, mas também utilizar e apoiar o conteúdo do eixo integrador.

As disciplinas obrigatórias específicas são: Oceanografia Biológica I, Oceanografia Biológica II, Oceanografia Biológica III, Oceanografia Biológica IV, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Física I, Física II, Oceanografia Física I, Oceanografia Física II, Oceanografia Física III, Química Básica, Química Analítica, Oceanografia Química I, Oceanografia Química II, Oceanografia Química III, Oceanografia Geológica I, Oceanografia Geológica II, Oceanografia Geológica III, Oceanografia Geológica IV, Primeiros Socorros e Sobrevivência em Alto Mar, Noções de Estatística e Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia.

Disciplinas optativas

A consolidação da formação profissional é realizada nas disciplinas optativas eletivas e livres que abordarão temas voltados aos variados percursos formativos e às variadas áreas de atuação profissional. As disciplinas optativas são oferecidas anualmente e têm como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos anteriormente nas áreas tradicionais das ciências do oceano (Oceanografias Biológica, Física, Geológica e Química) e apresentar novas áreas de atuação, fomentando a autocrítica e o planejamento da carreira profissional e considerando os temas mais relevantes ao desenvolvimento profissional do aluno junto ao mercado de trabalho.

As disciplinas optativas eletivas equivalem a um conjunto de disciplinas que visa a complementação da formação do oceanógrafo em áreas mais específicas, ministradas no IOUSP e em diferentes unidades de ensino da USP, e objetiva a aplicação, a integração e a instrumentalização em diferentes habilidades especiais e/ou específicas. As disciplinas podem ter um caráter mais técnico ou mais acadêmico, dependendo do aprofundamento que o aluno deseja em determinada área de conhecimento. As disciplinas optativas livres são disciplinas oferecidas na USP como um todo que podem ser selecionadas pelos alunos de acordo com seus interesses.

As disciplinas optativas devem buscar ampliar as opções de atuação dos egressos. As disciplinas optativas serão cursadas idealmente entre o 5º e o 8º semestres, já com base nos conhecimentos trabalhados nos quatro primeiros semestres. Dentre essas disciplinas, algumas são permitidas e recomendadas para os primeiros dois anos do curso, pois potencializam caminhos formativos que podem ser desejados por alguns alunos nos últimos anos, a saber: Nivelamento em Exatas I, Introdução à Oceanografia, Nivelamento em Exatas II, Cálculo Diferencial e Integral III, Cálculo Diferencial e Integral IV, Atividade Embarcada II, Atividade Embarcada III e Atividade Embarcada IV.

Para saber mais sobre as discilpinas ministradas no curso, CLIQUE AQUI!

Módulo Básico

Disciplinas Básicas de Ciências da Terra:

São disciplinas obrigatórias que introduzem conceitos fundamentais das Ciências Exatas e da Terra e fornecem instrumentos que servirão de base para possibilitar um entendimento inicial dos processos oceanográficos
essenciais à formação do profissional. São disciplinas lecionadas pelos Institutos de Física, Química, Geociências e de Matemática e Estatística, de forma a tratarem dos conhecimentos básicos. As disciplinas que compõem este módulo são: Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II, Cálculo Diferencial e Integral III, Calculo Diferencial e Integral IV, Física I, Física II, Introdução à Computação para Ciências Exatas e Tecnologia, Noções de Estatística, Química Geral Inorgânica Básica, Química Analítica, Química Analítica Instrumental e Geologia Geral.

Disciplinas Básicas de Oceanografia: São disciplinas obrigatórias que visam introduzir conceitos, fundamentos e o conhecimento de instrumentos e ferramentas básicas das diferentes áreas das ciências marinhas inclusive das interdisciplinares, que servirão de base para posteriormente possibilitarem uma compreensão, quantificação, integração e aplicação dos conceitos e processos da oceanografia: Origem, Evolução e Processos na Biosfera Marinha, Autótrofos do Sistema Bêntico e Biomas Associados, Microbiologia Marinha, Invertebrados Marinhos, Vertebrados Marinhos, Produção Primária do Fitoplâncton Marinho, Estratégia de Vida e Auto-Ecologia de Animais Marinhos, Oceanografia Física Descritiva, Oceanografia Dinâmica I, Oceanografia Dinâmica II, Princípios de Geologia Sedimentar, e Fisiografia e Evolução dos Fundos Marinhos.

Disciplinas básicas interdepartamentais:

Sistema Oceano I, Sistema Oceano II, Primeiros Socorros e Sobrevivência em Alto Mar e Atividade Embarcada I.

Módulo Profissionalizante

Disciplinas profissionalizantes são as disciplinas obrigatórias consideradas integradoras do conhecimento adquirido das disciplinas básicas, sendo iniciadas a partir do quarto semestre do curso.

Disciplinas Integradoras em Oceanografia:

É um conjunto de disciplinas obrigatórias ministradas no IOUSP para integrar conceitos, instrumentos e ferramentas especificam das diferentes artes das ciências marinhas para compreensão ou aplicação de processos oceanográficos. Essas disciplinas são: Produção Primária do Fitoplâncton Marinho, Ecologia Aquática, Biologia Pesqueira, Sistema Pelágico, Sistema Bentônico, Aquicultura, Interação Oceano-Atmosfera e Mudanças Climáticas, Circulação Geral dos Oceanos, Ondas e Marés, Oceanografia Física Costeira e Estuarina, Sedimentação Marinha, Geofísica Marinha Aplicada, Recursos Marinhos Não-Renováveis, Sistemas e Processos Costeiros, Ciclos Biogeoquímicos I, Ciclos Biogeoquímicos II, Geoquímica Marinha, Química Orgânica Marinha, Poluição Marinha, Análise da Dados em Oceanografia I, Análise da Dados em Oceanografia II, Trabalho de Graduação I e Trabalho de Graduação II.

Módulo Complementar

Neste módulo os alunos cursam disciplinas com intuito de complementar sua formação, tanto dentro da carreira quanto fora dela. 

Disciplinas optativas eletivas:

É um conjunto de disciplinas que visa a complementação da formação do oceanógrafo em áreas mais especificas, ministradas no IOUSP e em diferentes unidades de ensino, e objetiva a aplicação, a integração e a instrumentalização em diferentes habilidades especiais e/ou especificas. As disciplinas podem ter um caráter mais técnico ou mais acadêmico dependendo do aprofundamento que o aluno deseja em determinada área de conhecimento. 

Disciplinas optativa livres:

São disciplinas oferecidas na USP como um todo que podem ser selecionadas pelos alunos de acordo com seus interesses.

Estágio Embarcado

 

Como atividade complementar obrigatória, os alunos deverão cumprir pelo menos 150 (cento e cinquenta) horas de atividades embarcadas que contribuam para sua formação profissional através da vivência e experiência de trabalho em embarcações, contribuindo à suas habilidades no planejamento amostral e em técnicas de amostragem, bem como oferecendo oportunidades de participação em tomadas de decisão diante de situação ambientais reais. Este é um componente curricular obrigatório pela exigência estabelecida para o registro profissional, porém com um mínimo de apenas 100 horas. Tais atividades deverão ser coordenadas e orientadas de maneira a promover a familiarização do acadêmico com a rotina a bordo, como por exemplo, as atividades de coleta de dados oceanográficos, coleta, armazenamento e/ou processamento de amostras a bordo, serviços hidrográficos, entre outros.

A comprovação de que um aluno do curso participou de atividade embarcada deve ser feita por meio de declaração e da apresentação de um relatório sucinto de embarque, devidamente assinados pelo responsável da embarcação e/ou chefe científico.

DSC 0376DSC 0483DSC 0635

Compartilhe