Serviços à Comunidade

Tabuas das Marés

Serviço oferecido para a comunidade com base em modelos construídos com base em mais de 50 anos de coletas de dados nas Bases de Cananéia "Dr João de Paiva Carvalho" e de Ubatuba "Clarimundo de Jesus". As Tábuas são disponibilizadas anualmente, pelos docentes: Prof. Dr. Afrânio Rubens de Mesquita e Prof. Dr. Joseph Harari.

Tábuas das marés - 2014

Tábuas das marés - 2015

 

Laboratório de Instrumentação Oceanográfica – LIO

O Laboratório de Instrumentação Oceanográfica oferece serviço de reparo e construção de equipamentos científico usados na pesquisa oceanográfica para a comunidade interna e externa à USP. Oferece estágios e treinamento no manuseio de equipamentos.

Solicitações

 

Centro de calibração

Com o objetivo de suprir a necessidade de serviços de calibração de seus instrumentos, o Instituto Oceanográfico da USP implantou seu Centro de Calibração. Este Centro vem também atendendo solicitações de calibração de Instituições externas à Universidade, como outros centros de pesquisa, órgãos da Marinha do Brasil e empresas públicas e privadas, em âmbito nacional.

Atualmente, o Centro está equipado para realizar teste e aferição de sensores de temperatura, condutividade / salinidade e pressão de instrumentos oceanográficos.

Contato: Engenheira/ Fisico: Maria de Lourdes Bastianello Junior
Tel.: (11) 3091-6555
E-mail: 

Solicitações

 

Laboratório de Dados Oceanográficos

O LabDados tem por finalidade: manter equipamentos de registros de observações oceanográficas e meteorológicas, instalados nas Bases de Pequisas “Dr. João de Paiva Carvalho” - Cananéia (SP) – litoral sul paulista e “Clarimundo de Jesus” - Ubatuba (SP) – litoral norte paulista – pertencentes ao IOUSP; compilar os dados transmitidos das bases de pesquisas à sede do IOUSP na Cidade Universitária; processar os dados de forma preliminar; arquivar os dados em um banco de dados; disponibilizar os dados oceanográficos e meteorológicos a usuários.

 O LabDados mantém site de divulgação de suas atividades www.labdados.io.usp.br, que permite comunicação com interessados e trocas de informações, incluindo a relação dos dados mantidos. O LabDados também edita uma publicação anual eletrônica com informações e processamentos básicos dos dados.

Os dados obtidos e arquivados pelo LabDados são disponibilizados para a comunidade científica e o público em geral, tanto pelo site como através de seu fornecimento por meio digital.

Tel.: (11) 3091-6576 | 3091-6564

 

Banco de Microorganismos Marinhos Aidar & Kutner - BMA&K

O Banco de Microorganismos fornece algas de culturas mantidas pelo IOUSP que podem ser solicitados para a finalidade de pesquisa por todas as Universidades nacionais e internacionais. Mantém linhagens de espécies de microalgas isoladas de águas costeiras estuarinas brasileiras que são disponibilizadas para outras instituições públicas e privadas do país, como um serviço único à comunidade científica.

 

Museu Oceanográfico do IOUSP

O Museu Oceanográfico dispõe de um módulo de exposição que pode ser levado para locais externos ao Instituto Oceanográfico da USP.

  • Expo-Antártica: composta por cerca de 50 painéis fotográfcos que retratam as expedições científicas e pesquisas realizadas pelo Instituto Oceanográfico da USP na Antártica desde 1983;
  • Prof. Besnard: exposição fotográfica que retrata a história da ciência Oceanográfica no Brasil e seu responsável.

Cerca de 1000 frascos com organismos marinhos pertencentes a diversos filos, taxidermizados ou preservados em álcool, encontram-se à disposição para empréstimo. O material pode ser utilizado em feiras de ciências, aulas práticas e exposições temáticas, devendo ser retirado sob a responsabilidade do Diretor da Instituição de ensino, através de ofício simples ao Museu Oceanográfco do IOUSP.

Tels.: (11) 3091-6587 / 3091-7149

 

Comissão de Memória

Disponibiliza documentos para pesquisa da história da Oceanografia no Brasil com ênfase à participação do Instituto Oceanográfico.

Responsável: Eloisa Maia -

Tel.: (11) 3091-6587

 

Coleção Biológica

A Coleção Biológica "Prof. Edmundo F. Nonato" do IOUSP possui uma enorme quantidade de amostras catalogadas e disponibilizadas para a pesquisa. Seu acervo é formado por quatro categorias:

  • Materiais Biológicos;
  • Materiais Não biológicos;
  • Banco de Dados Eletrônicos;
  • Banco de Imagens de Organismos Marinhos.

As amostras biológicas são constituidas por organismos de vários grupos taxonômicos em suas diferentes fases do ciclo de vida, pertencentes ao plâncton, bentos e nécton. Diversos órgãos, estruturas e tecidos (estômagos, gônadas, fígados, otólitos, etc.) também fazem parte da coleção. O material não biológico é formado por pranchas (desenhos técnico-científicos e fotografias de trabalhos científicos) e por arquivos mortos (fichas de coleta).

Até o momento foram catalogadas e estão sendo depositadas na coleção aproximadamente 45.000 amostras biológicas marinhas de ictioplâncton, zooplâncton, ictiofauna e organismos bentônicos.

 

Assessoria e Consultoria

O IO dispõe de vários especialistas capacitados à prestar assessoria a Projetos e questões de cunho ambiental ligadas ao mar. O envolvimento dos profissionais do IOUSP em atividades de Assessoria e Consultoria integra o quadro de atividades de Extensão de Serviços à Comunidade que o IOUSP oferece. Atuação por demanda de Órgãos do Governo, Instituições e Órgãos Privados para tratamento de questões ambientais ligadas ao ambiente marinho.

Compartilhe