Curso: Noções sobre Oceanografia

O Curso de Difusão "Noções de Oceanografia" é gratuito e oferecido semestralmente, desde 1993, pelo Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP). O objetivo principal do curso  é a divulgação da Oceanografia, de seus estudos e das técnicas utilizadas. São abordados aspectos referentes a: correntes oceânicas, poluição no mar, características do fundo marinho, coleta de dados oceanográfico, entre outros. Com isso, espera-se apresentar para o público as atividades do profissional Oceanógrafo.

O curso conta com aulas ministradas por docentes do instituto, visitas monitoradas ao museu e atividades práticas. As aulas são divididas em módulos, os quais: Oceanografia Física, Química, Geológica, Biológica e Técnicas de Amostragem. Essa sequencia de assuntos assemelha-se à organização dos cursos de graduação, pós-graduação e especialização oferecidos no Instituto. Por isso, segundo o coordenador Prof. Dr. Joseph Harari, o curso “Noções sobre Oceanografia” tem atraído a atenção de muitos alunos que num futuro próximo irão prestar vestibular e eventualmente se interessem pela área.

EDIÇÕES DE 2018:

Edições São Paulo - tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Local: IOUSP - Auditório / Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária, São Paulo (SP)

​Edição Santos - somente no segundo semestre. Local: CODESP / Av. Conselheiro Rodrigues Alves, S/nº. Santos (SP)

AGUARDAR INFORMAÇÕES, QUE SERÃO DIVULGADAS EM BREVE.

Informações gerais:

  1. Inscrições, quando liberadas, serão realizadas SOMENTE on line: https://sistemas.usp.br/APOLO.
  2. A matricula é realizada pela ordem de inscrição até o número de vagas oferecidas (240 vagas para as edições São Paulo e 100 vagas para a edição Santos).
  3. Critério de Aprovação: Frequência mínima de 85%.
  4. São de responsabilidade do aluno os dados pessoais preenchidos na ficha de Inscrição (CPF, RG, endereço, telefone, etc.). Após concluir o processo de inscrição via sistema Apolo, NÃO será necessário enviar nenhum tipo de documento (nem xerox, nem por email) para a secretaria do curso.

 

Compartilhe