Programa de bolsas USP de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação 2012/2013 Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional-Bolsas Mérito Acadêmico, oferecido pela Reitoria da USP, aos alunos de graduação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.
O objetivo do programa é possibilitar aos alunos regularmente matriculados no IOUSP a realização de atividades acadêmicas no exterior (cursar disciplinas e/ou realizar estágio), durante o segundo semestre de 2012 e/ou primeiro semestre de 2013, priorizando Instituições de destacado reconhecimento científico e acadêmico. As universidades de destino dos candidatos devem ser preferencialmente, aquelas classificadas entre as primeiras 350 colocações em um dos rankings QS, THE e Shangai Jiao Tong University e deverão ter convênio de cooperação acadêmica com a USP ou o IOUSP.

Requisitos para inscrição:
- Apresentar bom desempenho acadêmico
- Ter proficiência na língua exigida pela Instituição de destino no Exterior
- Os candidatos deverão ter acumulado no mínimo 20% e até cerca de 80% dos créditos do curso.

Orientações para inscrição:
Os candidatos deverão fazer a inscrição preenchendo o formulário de inscrição (anexo) com apresentação dos seguintes documentos:
- plano de atividades/estudos na Instituição escolhida avalizado por um professor do IOUSP. O plano de estudos deverá apresentar as disciplinas e/ou o plano de estágio.
- Histórico escolar completo sujo (com reprovações se houver)
- currículo (com descrição das atividades de Iniciação Científica, se houver)
- proficiência na língua exigida pela Instituição de destino no exterior ou em inglês (cópia do documento comprobatório)
- carta de aceite da Instituição de destino no exterior.
As informações acerca dos valores das bolsas e detalhes do programa podem ser encontrados no site:
Os candidatos devem fazer a inscrição até o dia 20 de junho de 2012. Os documentos devem ser entregues
na Secretaria de Graduação do IOUSP.

Ficha de inscrição